DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSA a matéria em que diz que Sergio Moro teria usado notas fiscais falsas para incriminar Lula

Sergio Moro no Fórum Econômico Mundial, Imagem: Reprodução.

Notícia fraudulenta tem circulado nas redes sociais e em jornais pequenos vinculados a partidos e entidades de esquerda.

Tem circulado desde abril a notícia que o Ministro da justiça Sergio Moro, o qual, na época era o juiz encarregado dos processos da Operação Lava-jato em Curitiba teria incluído notas fiscais falsas, emitidas por empresas da cidade de Curitiba no processo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente à reforma de seu Triplex no Guarujá com o intuito de comprovar a titularidade do apartamento e condenar o réu.

A notícia É FALSA!

A equipe Veritas foi verificar a fundo e em todas as matérias encontramos as mesmas inconsistências típicas de qualquer história falsa, termos vagos que não podem ser checados, a falta de apresentação de provas sólidas que comprovem a afirmação.

Porém, um dos portais esquerdistas tentou provar que a Fake-News era verdade, o site Rede Brasil Atual publicou a suposta “Nota Fiscal Falsa” ao lado de uma nota fiscal dita legítima, para mostrar as tais diferenças.

Nota Fiscal da Empresa Tallento Construtora, sediada em São Paulo, a qual alguns jornais insistem ser de Curitiba.

Nota-se que se trata da cópia de uma nota fiscal eletrônica, e que aparentemente foi recuperada de um disco rígido que foi completamente apagado, as letras estranhas no cabeçalho claramente tratam de dados corrompidos durante a recuperação do arquivo PDF.

Uma vez de posse da nota, fomos para o site da Receita Federal, e apesar de algum dos propagadores da notícia falsa ter adulterado o CNPJ da prestadora de serviços, se esqueceu de adulterar o da tomadora dos serviços, que é justamente a Tallento Construtora, com isso comprovamos que a empresa é sediada em São Paulo – SP, e não em Curitiba como diz a notícia falsa.

Prova no site da Receita Federal de que a empresa é de São Paulo – SP

Verificamos também a história de que os donos da empresa seriam filiados ao PSDB, e a informação também é FALSA, bastou uma checagem pelo nome dos proprietários no site do TSE para saber que nenhum deles é filiado ao PSDB.

Existe realmente uma Tallento Construtora de Obras (tem diferenças no nome) no estado do Paraná, mas ela é sediada em Realeza, e não em Curitiba, uma das proprietárias é realmente filiada ao PSDB, porém, a empresa é cadastrada sob o CNPJ: 04.379.027/0001-98 (bem diferente do CNPJ na nota), o que comprova que ela não tem nenhuma ligação com a Tallento Construtora de São Paulo.

Basicamente esse é o tipo de notícia falsa propagada apenas para manipular a opinião pública sobre um fato, em um processo judicial, todo o material anexado ao autos são auditados mais de uma vez, e a defesa possui amplo acesso a esse material, se uma prova falsa fosse anexada, a defesa teria alegado a falsidade imediatamente e a perícia teria comprovado, com isso a prova teria sido desanexada imediatamente.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo