DestaquesÉ FalsoSem categoria

Não é Mírian Leitão armada em foto ao lado de Lamarca

Imagem: Reprodução

Circula nas redes sociais uma imagem antiga de uma mulher segurando uma arma ao lado do Capitão do Exército Carlos Lamarca, que participou de atos terroristas contra o governo militar.

Uma legenda diz que se trata da jornalista Miriam Leitão.

A legenda da imagem diz: “A Inocente MIRIAN LEITÃO segurando uma inocente FURADEIRA…

A imagem e a legenda SÃO FALSAS!

Quer dizer, a imagem foi realmente feita, e não é montagem, só que não é a Mírian Leitão e a imagem também não é da chamada Luta Armada.

A imagem foi tirada por um fotógrafo do Grupo Folha em 22 de janeiro de 1969 durante um treinamento de segurança contra assaltos para os funcionários do Banco Bradesco, o treinamento foi realizado no Quartel de Quitaúna, em Osasco – SP, e entre os instrutores se encontrava o Capitão do Exercito Carlos Lamarca, a moça na foto era uma funcionária que trabalhava no caixa da agência bancária.

3 dias depois dessa imagem, no dia 25 de janeiro, o Capitão Carlos Lamarca desertou do exército 63 fuzis FAL, dez metralhadoras INA e munição. Acompanharam-no o sargento Darci Rodrigues, o cabo José Mariane e o soldado Carlos Roberto Zamirato tento todos se juntado ao grupo terrorista Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Posteriormente ele se desfiliou e entrou para o grupo terrorista Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), Lamarca foi encontrado morto pela polícia dia 17 de setembro de 1971 perto de Pintada, no município de Ipupiara (BA), à sombra de uma árvore.

Em Janeiro de 1969, quando a foto foi tirada, Mirian Leitão tinha 15 anos e morava em Caratinga – MG,

Vale lembrar que, como já abordamos aqui em checagem anterior, Mírian não foi acusada de participação na chamada Luta Armada, mas sim, de fazer propaganda subversiva (aliciar estudantes, fazer panfletagem e pichações com propaganda terrorista), além de integrar o grupo terrorista PCdoB, O que sozinho já era motivo para cadeia na época.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo