DestaquesÉ VerdadeSem categoria

É VERDADE que Alimentos Orgânicos podem levar patógenos Mortais – Mas isso não é motivo para pânico.

Milho Orgânico – Imagem: Anderson Marques

Com os projetos do Governo Federal na área da agricultura progredindo no congresso, a palavra da vez na mídia é Agrotóxico, nome usado para se referir aos defensivos agrícolas usados pelos produtores para erradicar pragas e doenças que afetam a produção.

Com isso, se acirrou uma briga na internet, de um lado os defensores dos “alimentos orgânicos” defendendo o fim dos defensivos nas plantações, e do outro, o agronegócio, representado por pequenos, médios e grandes produtores, que defendem o uso de defensivos agrícolas como forma de se livrar das pragas e aumentar a produção, enquanto dizem que os “alimentos orgânicos” são mais caros, tem produção menor e mais trabalhosa, e transmitem doenças, para esta ultima afirmação, usam como fonte uma matéria que foi publicada no Estadão e no G1 em 2011, os links você pode conferir AQUI e AQUI.

Bom, não vamos entrar nos méritos de militâncias A ou B, vamos nos ater aos fatos, e a pergunta é: Mas a final, Orgânicos podem ou não conter patógenos mortais?

A resposta é SIM, a notícia É VERDADE!

Porém, existem coisas a considerar:
A primeira delas é que até a sua mão se não for lavada corretamente poderá conter patógenos mortais e dizimar o planeta inteiro, qualquer aluno do ensino médio sabe disso, a segunda é que um(a) cozinheiro(a) tem que ser muito imundo para preparar alimentos sem higienizar primeiro, a recomendação dos médicos é deixar folhas e fritos que serão consumidos crus de molho em solução de vinagre ou água sanitária por pelo menos meia hora antes do consumo.
(Solução de água sanitária: 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro d’água). Isso deve matar a maioria dos patógenos, inclusive a bactéria E.coli, porém, protozoários mais resistentes como a Taenia(solitária) não morrerão, então após ficar de molho em solução, as folhas e frutos devem ser lavadas rigorosamente, do contrário você poderá adquirir uma cisticercose.
No Brasil existem regras para o cultivo de orgânicos que ajudam a diminuir os riscos, uma delas é que adubos naturais como o esterco tem que passar primeiro pelo processo de compostagem, o que diminui bastante o risco de transporte de patógenos por meio do fertilizante, a parte comível da planta também não deve ficar em contato direto com o fertilizante, por isso em algumas plantações você ver a planta crescendo como se estivesse em cima do plastico.

Mulching – A técnica consiste em furar o plástico e plantar as mudas nos buracos, e elas crescem sem contato direto das folhas com o fertilizante.

De fato, alimentos produzidos com defensivos agrícolas levam vantagem nesse quesito, pois os defensivos matam qualquer praga que ataque a planta, isso inclui, fungos, bactérias e protozoários, você poderá pegar cisticercose comendo alimentos orgânicos, mas nunca comendo alimentos de lavouras convencionais.
Vale lembrar que alimentos convencionais consumidos crus devem passar pelo mesmo processo de higienização que os orgânicos para a retirada dos resíduos de agrotóxicos, os defensivos utilizados no Brasil são solúveis em água e deverão sair completamente.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo