DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSO que imagem mostre macaco morto em queimada no Brasil

Borramos a identidade dos seguidores que comentaram por questão de privacidade.

A Fake-News foi disseminada pela página Minha Vida sua Vida, no Facebook, e a legenda da imagem, carregada com palavras de cunho ideológico, dizia se tratar de um filhote de macaco guariba que haveria morrido asfixiado pela fumaça durante uma queimada.

A notícia É FALSA!

A foto foi tirada por Avinash Lodhi, em Jabalpur, na Índia e foi publicada em seu perfil no Facebook em abril de 2017.

Sobre as circunstâncias que levaram à captura da imagem, segundo o site metro.co.uk, em em maio de 2017:
Avinash disse: ‘Quando eu estava voltando, de repente vi um grupo de macacos correndo aqui e ali. Eu decidi sentar e assistir suas atividades. “Eu queria capturar algumas fotos deles, mesmo perdendo luz, mas consegui capturar isso. Foi tão rápido que nem sabia o que estava acontecendo quando tirei a foto“.

Outras fotos tem sido espalhadas na internet mostrando animais que supostamente teriam morrido queimados, dentre elas nós já vimos um coelho (morreu nos EUA), um Lagarto Monitor nativo da áfrica, um dragão de comodo, um tatu que só existe na América do Norte, e no busto de uma maquiadora sem noção vimos pintado uma girafa :-D, eu sei, esse ultimo foi piada, mas não poderíamos deixar de expressar um pouco de bom humor.

Alertamos aos leitores que até o presente momento não existe nenhuma imagem de animais mortos por incêndios na Amazônia datadas de 2019 em circulação na internet, não estamos afirmando com isso que nenhum animal tenha morrido, apenas que nenhum foi registrado e que qualquer imagem que você vir em redes sociais a respeito com toda certeza serão falsas, sendo ou de outras florestas ou de anos anteriores.

Até o momento a única imagem registrada de algo parecido esse ano é a imagem de um tamanduá supostamente cego por fumaça de queimada que tem circulado nas redes sociais, porém, ela parece ter sido manipulada digitalmente e portanto não podemos confirmar sua veracidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo