DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSO que suposto verme Simla Mirch esteja contaminando pimentões no Brasil

Vídeo circula nas redes sociais e acompanha mensagem falsa, Segundo a Embrapa, o verme citado não existe.

Portanto a notícia É FALSA!

O audio do vídeo diz o seguinte: “Gente, cuidado com o pimentão… esse verme chama Simla Mirch… Um novo verme que vive em áreas molhadas do corpo também. Pode causar dor e até vir a matar eventualmente” .

Segundo o Doutor em entomologia, pesquisador e coordenador de produção integrada de pimentões da Embrapa, Jorge Anderson Guimarães afirma que a contaminação mostrada no vídeo provavelmente se trata de um verme nematomorfo na Índia.

E por provável ele quer dizer que, como o fruto já estava aberto, o verme pode ter sido plantado no pimentão antes da gravação com a intenção de viralizar o vídeo.

Segundo o pesquisador, isso só ocorre em plantações que se encontram muito próximas a terras alagadas e sem as técnicas adequadas de controle de pragas, no Brasil por exemplo, as técnicas de produção são bem mais seguras, a irrigação é feita por gotejamento, além do controle efetivo de pragas existente.

Vale lembrar que esse tipo de contaminação só ocorre com frequência e países com problemas sanitários elevados, como é o caso da Índia Vietnã e Tailândia, o verme do vídeo também é inofensivo ao ser humano.

Vídeo Falso, o verme mostrado no vídeo não parasita o ser humano.

Resumindo: a contaminação no vídeo é resultado do cultivo de pimentões orgânicos em local inadequado, e sequer se trata de uma praga perigosa ao homem, então não se preocupe, pode comer pimentão tranquilo, basta que não se esqueça de higienizar ele antes do consumo da forma como já é de costume, a menos é claro que você esteja indo para a Índia, pois existe um ditado entre os viajantes que diz: “Se você foi à Índia e não teve uma intoxicação alimentar, então você não teve uma experiência completamente indiana”.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo