DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSA a foto que mostra anúncio de curso de direito com críticas a ministros do STF

Tem circulado nas redes sociais uma notícia de cunho humorístico publicada originalmente pelo site de conteúdo satírico O Otarionista, uma imagem de um outdoor com a imagem dos ministros do STF Dias Toffoli, Carmen Lúcia e Gilmar Mendes ao lado da mensagem: “Não pague mico. Não seja como um ministro do STF, saiba o que está fazendo! Estude Direito na Unipep. Inscrições Abertas 2020.

A imagem obviamente É FALSA!

O conteúdo na verdade se trata de uma montagem (satírica por sinal), nota-se que o designer tentou adicionar brilho localizado em alguns pontos da imagem com o intuito de simular a reflexão da luz do sol no papel da placa, mas se esqueceu de remover as sobras e o brilho artificial pegou na arvore do lado esquerdo, denunciando a farsa.

Com uma busca reversa, chegamos à imagem original, que se trata do anúncio de uma clínica.

Foto verdadeira, percebam a ausência do brilho exagerado na arvore do lado esquerdo.

O painel Original fica na cidade de contenda – Paraná, enquanto a mensagem falsa diz que o painel estaria em Sorocaba – SP, em nota, o MEC disse que não existe nenhuma universidade com esse nome ministrando curso de Direito em Sorocaba – SP.

Por sua vez, a Unipec (União Paulista de Educação e Cultura), Que foi confundida com a instituição fictícia do anúncio (inclusive por outras agências de fact-checling), em nota publicada em seu site, nega completamente ter encomendado qualquer outdoor envolvendo imagens do STF, além de afirmar que a logomarca utilizada não bater com a logomarca da instituição.

Logo da UNIPEC – Completamente diferente da logomarca no outdoor.

Em busca pela instituição fictícia UNIPEP, só encontramos uma instituição de Biologia na Suíça e La Unidad Policial para la Edificación de la Paz (UNIPEP) na Colômbia

Segundo o rodapé do site O Otarionista, trata-se de um site humorístico e as notícias, pessoas e opiniões ali contidas são apenas para entretenimento:

Aviso de rodapé do site O Otarionista, nem a Fato ou Fake viu isso!

Esse é aquele típico caso onde uma página satírica publica sua sátira diária, um desavisado compartilha como se fosse verdade, ou até mesmo para fazer uma pegadinha com os leitores do O Antagonista, site ao qual O Otarionista satiriza, este por sua vez compartilha pra geral, e um monte de jornais sérios se escandalizam, o mais interessante é que nem as agências de checagem concorrentes se tocaram que se trata de uma sátira.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo