DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSO que Venezuela tenha derrubado helicóptero colombiano

Imagem: Reprodução.

Tem circulado nas redes sociais um vídeo em que mostra o Helicóptero colombiano de prefixo 5412 pertencente às formas armadas colombianas caído.
A postagem aparentemente original, feita no Facebook, datada de 03 de Setembro de 2019 às 20:04h vem com a manchete: “Helicóptero Colombiano derrubado agora a pouco na fronteira com Venezuela e Colômbia, e a tensão fica dobrada.” dando a entender que o helicóptero havia sido derrubado pelo governo venezuelano.

A Notícia É FALSA!

O vídeo é real, mas foi gravado em 18/10/2017 em uma localidade no noroeste da Colômbia, perto de Medelin, a mais de 500km da fronteira venezuelana.

Segundo nota do Exército Colombiano na época, o helicóptero Huey II fazia um translado do município de Bello, no departamento de Antioquia, para a base de Tolemaida. O acidente foi causado por uma pane mecânica, sendo que houveram 10 feridos e nenhuma morte.

Resumindo: o vídeo é de dois anos atrás, o helicóptero caiu de uma pane no motor, e a queda foi longe demais da fronteira, fora do alcance dos mísseis venezuelanos.

Ou seja, a menos que o exercito colombiano tenha inventado um meio de conseguir fazer um helicóptero fatalmente atingido conseguir voar por 500km antes de cair, e os venezuelanos tenham inventado um míssil que consiga viajar no tempo e atingir um alvo a 2 anos no passado, a notícia é falsa.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo