DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSO que Trump tenha retirado apoio á entrada do Brasil na OCDE

Foi veiculado nesta Quinta Feira 09/10/2019 a notícia de que o Presidente Norte-americano Donald Trump havia voltado atras e desistido de indicar o Brasil para ingresso na OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, A notícia foi publicada com fervor pelos grandes veículos de mídia brasileiros e alguns do exterior.

A notícia É FALSA!

No mesmo dia, tanto o Secretário de Estado Norte Americano Mike Pompeo quando o Presidente Donald Trump afirmaram que o apoio ao Brasil continua, o que aconteceu foi apenas uma questão de ordem de chegada, o processo da Argentina e da Romênia são mais antigos, estavam mais avançados, é normal que fossem indicados primeiro.

Eles também se manifestaram em seus perfis nas redes sociais:

TRADUCÃO: A declaração conjunta divulgada com o presidente Bolsonaro em março deixa absolutamente claro que apoio o Brasil no início do processo de adesão plena à OCDE. Os Estados Unidos defendem essa afirmação e @jairbolsonaro. Este artigo é NOTÍCIAS FALSAS!

TRADUCÃO: A carta vazada não representa com precisão a posição dos Estados Unidos em relação ao alargamento da OCDE. Somos apoiadores entusiasmados da entrada do Brasil nessa importante instituição e os Estados Unidos farão um grande esforço para apoiar a adesão do Brasil.

—–

Quando se trata de notícias envolvendo Presidentes da República é sempre bom verificar a informação antes de replicar, porque presidentes são alvos constantes de Fake-News inclusive da imprensa convencional que muitas vezes é controlada por políticos pertencentes ao outro lado do espectro político-ideológico.

Recebemos outro dia umas mensagens, aparentemente vindas do mesmo grupo, perguntando porque ficamos no pé da imprensa enquanto tem “muito mais fake-news na mídia independente”.
Quanto a isso, a Veritas Checagem de Notícias é uma Agência de Fact-Checking independente, e justamente por ser independente não ficamos limitados á checagem de whatsapp e blogs como as demais, nós checamos esse tipo de conteúdo quando é relevante, porém, quando a grande mídia mente, diferente das outras, nós podemos checar e desmentir sem medo de receber punições administrativas.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo