DestaquesÉ FalsoSem categoria

É FALSO que Bolsonaro tenha compartilhado vídeo convocando para os protestos de 15/03/2019

Está circulando pela imprensa nacional a história de que o Presidente Jair Bolsonaro teria compartilhado um vídeo convocando o povo para participar das manifestações do dia 15/03/2020 cujas pautas são o apoio ao presidente e fazer pressão no congresso “contra suas chantagens e extorsões”.

A história É FALSA!

É isso ai, aconteceu mais uma vez da imprensa em massa divulgar uma Fake-News, vamos aos indícios:

Cada Site publica um vídeo diferente como sendo o compartilhado pelo presidente, e a jornalista que diz ter visto o vídeo compartilhado não o mostra.

Tudo o que a jornalista que deu “o furo” de reportagem mostrou foi um print-screen de um suposto vídeo, e como já mostramos aqui, qualquer um com o mínimo conhecimento de edição de imagens consegue falsificar um print-screen com perfeição.

Nós, assim como quase todas as agências de checagens e muitos veículos de imprensa, temos programas que monitoram e salvam temporariamente todas as postagens públicas da timeline de determinados perfis em redes sociais em tempo real, é assim que os jornais publicam tweets mesmo depois deles serem apagados, o que interessa é que revisando as postagens do Presidente Bolsonaro dos ultimos 60 dias, não foi publicado ou compartilhado nenhum vídeo convocando pessoas para a referida manifestação, e por se tratar de mensagens salvas, não adiantaria ele apagar.

Voltando na timeline do Presidente Jair Bolsonaro, até o ano de 2015, existe um vídeo compartilhado por ele convocando as pessoas para uma manifestação no dia 15/03, porém do ano de 2015, onde a pauta era o impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

EDIT:

Dias depois o presidente em um discurso apoiou as manifestações como um ato democrático, algo que deve ser esperado de todo presidente da república, mas que reacendeu o furor da mídia e do poder legislativo que vem retaliando ao votar várias “pautas bomba”.

Independente de lado político, Presidentes da República, juízes influentes, Atores famosos e celebridades em geral são sempre os principais alvos de Fake-News, histórias a respeito dessas pessoas, mesmo que veiculadas por veículos de comunicações consagrados, devem ser recebidas com desconfiança e as fontes devem ser checadas antes de tomar a notícia como verdade.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo