DestaquesÉ FalsoSem categoria

Verificamos: É falso que idosos que desrespeitarem isolamento da Covid-19 terão aposentadoria suspensa

Circula pelas redes sociais uma imagem com um texto afirmando que idosos com mais de 60 anos que estiverem nas ruas a partir desta sexta-feira (20) terão a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Além disso, segundo a publicação, filhos e netos com mais de 18 anos também receberão uma multa de R$ 1.045. As determinações teriam sido tomadas por meio da Medida Provisória (MP) 922, editada pelo governo federal contra o avanço no país da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

“De acordo com a Medida Provisória Nº 922 / de 18 de março de 2020, o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir do dia 20/03/2020, terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa de R$ 1.045,00 (Mil e quarenta e cinco reais). Essa medida foi feita para assegurar a saúde pública/privada da ameaça atual do COVID19”

Texto que circula nas redes sociais sobre MP que teria sido editada pelo governo contra a pandemia do novo coronavírus.

A notícia É FALSA!

Realmente existe uma MP 922/2020, mas ela é do dia 28 de Fevereiro, bem antes do surto de Covid-19 no Brasil, e a função da MP foi de facilitar a contratação temporária de servidores aposentados pela União para reduzir a fila de espera na concessão de aposentadorias pelo INSS.

Você pode conferir a verdadeira MP clicando AQUI.

Até a presente data apenas uma MP foi editada para tratar do Covid-19, essa foi a MP 925/2020, porém, ela trata apenas da aviação civil e não tem nenhuma penalidade a idosos.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo