Quem Somos

Somos a primeira agência brasileira de Fact-Checking realmente independente, não pertencemos a nenhum veículo de mídia, nenhum governo, nenhuma ONG. e nem respondemos a nenhum deles, com isso somos livres para ser isentos, considerando que não precisamos temer ser demitidos por isso.

JUSTIFICATIVA:

2018 foi o ano das agências de Fact-Checking no Brasil, elas praticamente ditam o que é verdade e o que é mentira na internet brasileira, por causa delas, centenas de páginas em redes sociais foram excluídas, assim como muitas notícias falsas foram propagadas pelas próprias agências (e ainda são, já desmentimos algumas delas por aqui), já que em sua totalidade até então pertenciam a veículos da grande mídia ou à organizações não governamentais com interesses político-partidários que tendiam a um único lado do espectro político.

Devido a esses desmandos surgiu a Veritas – Agência de Checagem de Notícias, (Ler-se Véritas) uma agência realmente independente, formada por jornalistas independentes, que não pertence a veículo de mídia, de forma a poder checar e confirmar ou não a veracidade de qualquer notícia seja da mídia independente, seja de um grande portal de notícias, sem pressão de nenhum dos lados.

Nosso projeto existe desde Agosto de 2018, mas preferimos esperar mais um tempo antes de entrar no ar, os motivos, além dos custos financeiros, não queríamos parecer um bando de abutres oportunistas que aparecem justamente em um momento de grande polêmica.

Nossa única ideologia é a verdade, não importa a que lado uma notícia beneficia ou deprecia, se for uma notícia falsa, diremos que é falsa, se for uma notícia verdadeira, diremos que é verdadeira.

OBS.: Veritas – Agência de Checagem de Notícias não possui nenhuma ligação com o Veritas Project, a qual é uma agência norte-americana de jornalismo investigativo, de fato, a palavra “Projeto” em nosso domínio só existe porque os domínios veritas.com.br, veritas.com, veritas.org.br e veritas.org já tem dono.

Botão Voltar ao topo